Quase todas as famílias planejam e decoram o berçário do bebê novo bem antes dele nascer. Muitos plano de famílias expectantes e compra o bebê está indo para casa o equipamento. Algumas famílias até mesmo fazem planos para uma sessão de fotos do -nascido na primeira semana! Poucas famílias, no entanto, fazem planos para especificar ou limitar o número de visitantes para ver o bebê nas primeiras semanas após o nascimento. No entanto, muitos pais – especialmente as mães – relatam estarem sobrecarregados, exaustos, e com o emocional muito forte nessas primeiras semanas. Ter um fluxo constante de visitas (ou uma visita contínua, como alguém que quer ficar com você todo o tempo) pode aumentar esses sentimentos, e causar estresse indevido durante esse tempo que já é um desafio.
Considere que na primeira ou poucas semanas após o parto, você estará:
- Recuperando fisicamente desde o nascimento (lotes de idas ao banheiro, hemorragia pós-parto pesado, períneo dolorido, inchado e seios com vazamentos)
- Experimentando um imensa flutuação de hormônios
- Aprendendo a amamentar
- Alimentando-se frequentemente
- Na falta de uma rotina “normal”
- Acordando em horários estranhos da noite
- Na falta de sono
- Buscando cochilos
- Cansada
Agora imagine que, enquanto todos os itens acima está acontecendo, sua mãe, pai, irmãos, tias, melhores amigos, vizinhos, colegas de trabalho, amigos e cônjuge estão todos perto de você, animados para conhecer seu novo bebê. Talvez alguns deles se unam e fiquem por algumas horas. Ou talvez fora da cidade membros da família viagem a seu encontro para passar a semana com você. E todos os outros à tarde, um amigo vem para ver seu novo bebê. Que tipo de coisas você costuma se preocupar quando um visita chega? Casa limpa? Comida e bebida? Conversa animada? Como é que essas preocupações podem ser afetadas pela privação do sono, um bebê que precisa ser alimentado e é exigente, o fato de você não conseguir tomar banhos como antigamente, e está sentindo-se emocionalmente carregada?
Estratégias pós-parto para visitas
Falando sobre a limitação de visitantes pode ser complicado. Especialmente quando se trata de família. Há expectativas e obrigações, e os sentimentos podem machucar. Mas é importante ter esse tipo de conversa bem antes da chegada do bebê. O tempo que você tem com seu bebê depois que ele nasce é passageiro – você não pode obtê-lo de volta. Em última análise, você tem que decidir o que vai ficar e o que você está disposta a sacrificar. Explique à família e aos amigos a importância de seu tempo junto com os eu bebê. Saiba que na maioria dos casos isso irá ferir os sentimentos de familiares e amigos. As memórias que você tem com seu bebê, no entanto, vai durar uma vida! Considere as seguintes estratégias no momento de decidir como vai lidar com os visitantes depois do bebê nascer.
A primeira semana é sagrada
Os visitantes são convidados para uma visita e finalmente conhecer o seu bebê – depois que você e seu parceiro tiveram uma semana inteira juntos SOZINHOS. Isso se aplica a todos os conhecidos. Você pode decidir, analisando como se sente, sobre permitir que apenas alguém próximo, como sua mãe ou seu pai os visitem. Veja abaixo:
Mãe e pai apenas
Talvez você só quer abrir a porta para as pessoas mais próximas a você e ao bebê. Pode ser a sua mãe ou apenas a sua irmã. Você começa a decidir para quem e quando irá abrir a porta para os outros. Limitando os visitantes dessa forma você garante que terá o suporte necessário sem se sentir pressionada para entreter o visitante ou manter a casa limpa.
Organizando dias e horários para visitas
Criar um calendário online com o horário de visita. Deixe potenciais visitantes saberem que você adoraria vê-los e mostre seu calendário com a disponibilidade para visitas.
Visitas em grupo para o bebê
Se possível, dobre ou triplique o número de visitantes. Quanto mais pessoas se unirem para visitar, menos frequente será o número de visitas separadas. Mas cuidado! Não deixe o bebê em contato com uma grande quantidade de pessoas por muito tempo. Controle a entrada no quarto e sempre verifique que todos fizeram a higienização das mãos. Um grande número de pessoas no mesmo local que o bebê aumenta o risco de transmissão de doenças, principalmente nos primeiros meses, visto que o bebê é super sensível.
Fonte: Giving birth with confidence
Deixe um comentário